sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Quente demais para pensar

por Luciana Plaas

Que calor! Impossível pensar em alimentos pesados com este tempo. É hora de comidas refrescantes. Como a Sopa de tomate fria do Rosmarinus, em Visconde de Mauá. Um primor. Suco de melancia também desce muito bem nessa época. Ou então, ostras. De preferência, bem acompanhadas por um Muscadet Sèvre et Maine sur Lie, porque ninguém é de ferro!

Outro prato bem gostoso nesta época é tartar. Seja de carne, atum, salmão e por aí vai. Experimentei o steak tartar do Alessandro & Frederico outro dia e estava delicioso. Massas leves, com molhos de tomate ou pesto caem bem. E saladas, claro. De preferência, bem coloridas.

Existe também uma febre na cidade. Os iogurtes congelados. Há cerca de dois anos atrás eram poucos, mas agora estão por toda parte. Modismo que não sei se dura tanto. Vide o que aconteceu com as temakerias que infestaram a cidade no verão passado. Mas por falar neles, comida japonesa é uma grande pedida no calor.

Tudo que for de fácil digestão está valendo. E vamos aproveitar os espumantes, rosados e os brancos. Se estiver com saudades de comer aquele pato laqueado do Mr. Lam, o restaurante tem uma versão light do prato. O pato é servido com salada e um molho especial do Mr. Lam.


E sorvetes, claro. De todos os tipos. Quem estiver pelo Leblon, durante a semana, não deixe de provar o picolé do Morais. Ele mesmo quem faz. Há vinte anos. Sempre com sabores diferentes, com as frutas da estação. Ele fica sempre na Ataulfo de Paiva, em frente ao número 566.

Agora, com licença, que eu também sou filha de Deus! Vou à praia, tomar uma água de coco, que além de hidratar, refresca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário