sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Quem é quem - margem esquerda

A safra 2009 de Bordeaux é tida e havida como uma das melhores de todos os tempos. Natureza generosa, enólogos em estado de graça, críticos extasiados e notas altas resultaram em preços estratosféricos. Mas será que tudo que reluziu em Bordeaux no ano de 2009 era realmente ouro? Para responder à questão, o Wine Report preparou um guia com as pontuações de 404 dos principais rótulos da região.

Nesta semana, publicamos a tabelas com 188 vinhos da margem esquerda. O leitor pode pesquisar as notas dadas pelos mais renomados críticos de vinho do mundo. Confira, compare e decida o que comprar. E se vale a pena comprar.

BORDEAUX 2009 - MARGEM ESQUERDA:



Siglas:
RP - Robert Parker
WR - Wine Report
JR - Jancis Robinson
BD - Michel Bettane e Thierry Desseauve
JS - James Suckling
De - Decanter Magazine
RVF - La Revue du Vin de France

Casa cheia



Dois dias de lotação esgotada. Com estas credenciais, não poderia ser melhor o début da parceria entre a vinícola gaúcha Don Abel e a importadora Zahil, a nova distribuidora em terras cariocas da casa do Rio Grande. Dias 27 e 28, no restaurante CT Brasserie, em São Conrado, Zona Sul da cidade, Sérgio de Bastiani, o produtor em pessoa, comandou um jantar harmonizado com os vinhos da Don Abel. Casa cheia, público interessado. Sinal inequívoco de que não são necessárias medidas de salvaguarda para o vinho nacional – questão que o produtor, assim como o Wine Report, é radicalmente contra. O que os rótulos brasucas precisam para ganhar mercado é de atenção com o consumidor. É de contato com os produtores. É de estratégias bem feitas de distribuição. É de preços realistas e competitivos. E não de truculência, burocracia e reserva de mercado. O salão lotado e a satisfação do público presente com os vinhos da Don Abel mostram isso. A hora em que os produtores nacionais entenderem que o vinho importado não inimigo do produto nacional, e sim aliado, o mercado agradecerá o final de tanta intolerância. E todos poderão trabalhar em conjunto pela cultura do vinho.

Estivemos no primeiro dos dois jantares, na segunda-feira. E para ler as notas de degustação dos rótulos provados na ocasião, basta clicar no nome do vinho.




terça-feira, 28 de agosto de 2012

A estrela da companhia



Cálix é o nome da nova importadora do grupo Decanter. A nova empresa começa com 20 produtores, de seis diferentes países. O perfil é bem diferente da irmã mais velha. O foco é outro e o portfólio – de vinhos mais populares – é voltado a restaurantes e quiçá supermercados. Ainda assim, há nomes de peso, com qualidade reconhecida, no catálogo da Cálix. E o maior deles foi o escolhido para ilustrar o lançamento da nova importadora. Federico Benegas (na foto), da Bodegas Benegas, veio ao Brasil para apresentar os (belos) vinhos que faz. No Rio, o produtor, cujos vinhos ilustravam o catálogo de outra importadora, apresentou oito rótulos em almoço realizado no restaurante Bottega del Vino, no Leblon, Zona Sul da cidade.

Abaixo, confira as notas de degustação dos rótulos provados clicando no nome do vinho.