sexta-feira, 27 de julho de 2012

Nu com a mão no bolso



“Cuvée Nue”. Este é o nome de um vinho especialmente feito pelo Domaine Henri Beurdin para as lojas Oddbins, na Inglaterra. Mas o que chama a atenção para o rótulo não é o sauvignon blanc que está dentro da garrafa, mas sim a campanha publicitária lançada junto com o vinho e que está incentivando os enófilos a despirem não os preconceitos, mas as roupas mesmo para degustarem a bebida. A ideia foi do publicitário Stevens Garnier, cujo argumento é que o vinho é tão puro que deveria ser degustado nu. Nas lojas Oddbins, o Cuvée Nue, da Domaine Henri Beurdin, será vendido por 9,50 libras.

O vinho é produzido em Reuilly, no vale do Loire, na França. Garnier explica que “os vinhedos que dão vida a este sauvignon blanc geram um branco com aromas e sabor tão puro que dispensam o uso da madeira na produção”. “Este Cuvée Nue reflete esta pureza, por isso acho que ele fica melhor ainda quando degustado sem as roupas”, garante Garnier.

Se a moda pega...

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Uma vertical de respeito




O enólogo Andrés Caballero esteve no Rio de Janeiro na semana passada para apresentar uma vertical de VSC, um dos vinhos ícones da Santa Carolina, vinícola onde trabalha desde 2005. Em um almoço no restaurante Vieira Souto, em Ipanema, Caballero apresentou quatro safras do tinto: 2005, 2007, 2008 e 2009. O enólogo ainda abriu uma garrafa do Herencia 2007, vinho top da Santa Carolina, feito a base de carmenère e já avaliado pelo Wine Report anteriormente.

Com passagens anteriores pela australiana Rosemount e pela chilena Montes, Caballero chegou à Santa Carolina com a missão de renovar a vitivinicultura da casa, coordenando a expansão para novos vales e aumentando a qualidade do que já era produzido. Com esta vertical, fica clara a mudança de estilo ocorrida na casa após a chegada do enólogo.

Para ler as notas de degustação dos rótulos provados, clique no nome do vinho.