quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Às cegas

por Alexandre Lalas
A brincadeira é simples e bem divertida. Junte um grupo de amigos, separe algumas garrafas, embrulhe-as com papel alumínio e prove os vinhos. Reveladas as notas, mostre o que foi provado e confira se os mais caros são eleitos os melhores.

Fazer uma degustação às cegas é bem mais fácil do que parece. Primeiro, vamos à escolha dos vinhos. O ideal é que se defina um tema para a avaliação. Pode ser uma uva, uma região, um determinado produtor ou uma safra. Como exemplo, vamos escolher a primeira opção. Nossa degustação será de quatro diferentes vinhos feitos com a uva syrah, de diferentes regiões. Um chileno, um francês, um australiano e um português. Embora não seja obrigatório, neste exemplo usaremos apenas vinhos da safra de 2005.

O próximo passo é arrumar um juiz. Será ele quem embrulhará as garrafas em papel alumínio e servirá a dose para os degustadores. A taça ideal é a ISO, consagrada mundialmente como a melhor para degustações.


Os degustadores devem avaliar a cor, os aromas e o gosto dos vinhos. Os participantes devem avaliar os aspectos visual, olfativo e gustativo. Na cor, conferimos o brilho e a transparência. No nariz, a intensidade e a qualidade dos aromas. E na boca, o equilíbrio entre açúcares, álcool, acidez e taninos, a qualidade, a intensidade e a persistência do vinho. Em uma prova cuja nota máxima é 10, por exemplo, podemos distribuir os pontos da seguinte forma: 1 ponto para o aspecto visual, 3 pontos para o aspecto olfativo e 6 pontos para o gustativo. Afinal de contas, é na boca mesmo que o vinho tem que mostrar o potencial que tem. As garrafas devem ser abertas ao mesmo tempo, e todos os vinhos deverão ser servidos à mesma temperatura.

É bom que os degustadores não comentem as suas opiniões enquanto dão as notas, assim um mais experimentado não influenciará um provador menos experiente. Depois de provados os vinhos, desembrulham-se as garrafas e é a hora da verdade. Nem sempre os mais caros vencem. Mas o que realmente importa é a brincadeira. Até porque, muitas vezes, a mesma degustação feita com os mesmos vinhos repetidas vezes apresenta resultados diversos...

Um comentário:

  1. Caro Lalas, muito bom o post, já o acompanho há tempos no Enoeventos. Achei o vinho Parcela 7 da sua "vinícola do ano" Von Siebenthal no Alipão da Rua D.Mariana, que é sensacional, poucos vinhos de 85 reais me deram tanto prazer... comprei 3 garrafas e 2 já foram... Graaaaaande dica!!

    João Alfredo de Mendonça - RJ

    ResponderExcluir