quarta-feira, 13 de junho de 2012

Brunch na Locanda



No final de maio, eu e um grupo de amigos resolvemos ir até Petrópolis. E a ida até a cidade imperial foi motivo mais do que suficiente para darmos um pulo na Locanda Della Mimosa e aproveitarmos o brunch de domingo. Mas não esperem aquela comida servida em réchauds, tipo um bufê. Nada disso. Na verdade, nem bem é um brunch, mas um verdadeiro almoço, com uma série de pratos que podem ser repetidos a gosto do freguês. E tudo servido na mesa mesmo.

Começamos com o espumante Dignus, que chegou junto com os pães, quentinhos e crocantes, a manteiga que veio na temperatura certa, e o azeite. Não demorou e o garçom trouxe salmão com vinagrete cítrico, salada caprese (a mozarela de búfala desmanchava na boca) e aspargos com ovos e azeite trufado, usado na medida. Como se não fosse suficiente para abrir os trabalhos, em seguida chegaram um carpaccio de rosbife com champignons e uma seleção de queijos, mortadela italiana, presunto serrano e legumes grelhados. Tudo impecável. E essa variedade de entradas era só a parte fria do brunch!

Até poderia terminar tudo ali. Mas não estávamos nem na metade. Em seguida, começaram a chegar, servidos em mini porções, os pratos quentes. A lasanha bolonhesa estava leve e muito saborosa. O ravióli também arrancou gemidos e teve gente pedindo bis. E ainda provamos o nhoque e o stracoto com polenta. Na Locanda é assim. Pratos simples se tornam astros, como a lasanha a bolonhesa que mesmo fora de moda em outros lugares, lá nunca perde a majestade.

Quem ainda aguenta sobremesa, escolhe no cardápio. Eu pedi o zabaglione, outro prato clássico tão pouco lembrado. Fartei-me. Depois, só mesmo um café (ou chá). E a estrada.


Galeria de imagens:










Nenhum comentário:

Postar um comentário