sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Coisa de maluco



O agricultor Pascal Miche, residente em Quebec, no Canadá, está aproveitando uma velha receita secreta de família para chamar a atenção e mesmo ganhar algum dinheiro. Ex-açougueiro, ele começou a fazer vinho a partir de tomates. E – pasmem – já vendeu mais de 65 mil garrafas da bebida, em dois anos no mercado!

"Eu queria terminar o meu bisavô tinha começado na Bélgica nos anos 30", disse Miche à Agência France Press. Para produzir a bebida, o agricultor possui 6,2 mil plantas de tomate em Charlevoix, 400 quilômetros a nordeste de Montreal. Há sete anos, Miche saiu da Bélgica e foi tentar a sorte no Canadá. Em 2009, começou a plantar tomates vermelhos, amarelos e pretos. Antes de fazer o primeiro vinho, experimentou 16 variedades da fruta para encontrar a variedade que melhor se adaptava ao frio de Quebec.

Em meados de agosto, Miche irá colher a terceira safra. Do campo à garrafa, são nove meses de produção. “Seleciono meus tomates com o mesmo cuidado com que um enólogo escolhe as uvas para fazer o vinho. Depois faço trituração, prensagem, fermentação, exatamente como um vinho normal”, explica. O agricultor produz dois rótulos: o Omerto Sec, seco, claro e com teor alcoólico de 18% e o Omerto Moelleux, doce que é comumente comparado com o fortificado francês Pineau des Charentes. O nome é uma homenagem ao bisavô de Miche, o inventor da receita, e cujo nome era Omer.

De acordo com o produtor, não há nenhum vestígio ou gosto de tomate na bebida. E Elen Garon, sommelière do restaurante do hotel La Ferme, em Baie-Saint-Paul, e que vende o Omerto Moelleux, parece concordar. Ela descreve o vinho como “um doce mel”, e enxerga “um toque de frutas” e um “aspecto picante” na bebida. Segundo ela, combina bem com comida apimentada e com sobremesas.

A garrafa de 200 ml de cada um dos rótulos do Omerto custa 25 dólares canadenses. Os vinhos são vendidos apenas em alguns restaurantes e lojas especializadas de Quebec e de Manitoba ou no site da “vinícola”.

Apesar de produzir a bebida a partir do tomate, a legislação na América do Norte permite que Miche a chame de vinho. No entanto, se quiser exportar para países da União Europeia, terá que achar outro nome para o que faz. Nos países europeus, apenas bebidas alcoólicas feitas a partir do suco de uva fermentado podem ser chamadas de vinho.

Em Michigan, nos Estados Unidos, um casal norte-americano faz vinhos usando aspargos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário