terça-feira, 21 de agosto de 2012

Os vinhos da Hardys




Os números impressionam. São 8,8 milhões de caixas vendidas por ano, o que dá 105,6 milhões de garrafas. Ou 79,2 milhões de litros. Tanto vinho gera um faturamento anual de quase R$ 1 bilhão. Não por acaso, a Hardys é das marcas australianas mais fortes no planeta. Fundada em 1853 pelo inglês Thomas Hardys, a vinícola sobreviveu a tragédias familiares, guerras, incêndios e acidentes e cresceu. Cresceu tanto que acabou abrindo capital e saindo do controle da família fundadora, no final dos anos 1990. Recentemente, trocou de mãos. A gigante Constellation vendeu o controle acionário a outro monumento do mercado de bebidas, a Accolade. Mas o sangue dos Hardys ainda corre dentro da empresa. Ainda há familiares, descendentes diretos do pioneiro Thomas entre os acionistas minoritários da companhia. E o enólogo Bill Hardy (na foto), da quinta geração dos fundadores, ainda dá expediente na vinícola, tanto como enólogo-chefe quando como embaixador da marca pelo mundo.

E foi justamente Bill Hardy quem passou pelo Rio de Janeiro na última segunda-feira (20). Ele veio apresentar os vinhos da empresa, trazidos ao Brasil pela Inovini. O enólogo explicou a filosofia da vinícola, de valorizar os blends, tanto de uvas quanto de regiões. Para Bill, cuja formação enológica foi feita em Bordeaux, é misturando que se refina. E esta prática fica bem evidente nos rótulos da Hardys. A busca pela excelência passa pela combinação de diferentes climas, solos e uvas, em busca de mesclar características distintas, sempre tendo como foco a qualidade final do vinho.

Em almoço realizado na Cavist, em Ipanema, Zona Sul do Rio, Bill apresentou cinco dos onze vinhos que a Inovini traz para o Brasil. Foram degustados dois brancos (um riesling da linha HRB e um chardonnay da marca Nottage Hill) e três tintos (um cabernet e um shiraz da Nottage Hill e um shiraz da HRB). Para ler a nota de degustação dos rótulos degustados, basta clicar no nome dos vinhos:



Nenhum comentário:

Postar um comentário