segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Apenas bom

Com uma semana passada do início da colheita na Borgonha, os produtores já traçam um painel mais realista sobre a qualidade da safra 2011 na região. E há quase uma unanimidade sobre o veredito: uma safra boa, mas longe de ser ótima.

A mãe de todos os problemas foi uma quantidade de chuva três vezes maior do que o normal nos meses de julho e agosto: 130 mm. Como consequência, casos de podridão nas vinhas, quebra de 20% na produção e até – em casos extremos – dificuldade de alcançar um teor alcoólico necessário, sendo obrigada a chaptalização (adição de açúcar ao mosto).

“O que poderia ser uma grande safra será apenas um bom ano”, resumiu Thierry Brouhin, diretor do Clos de Lambray. “Por conta da podridão que atacou as vinhas, teremos cerca de 20% a menos de uvas. A chave para o sucesso está em uma rigorosa seleção no vinhedo”, completou.

Marie-Andrée Mugneret, da Domaine Mugneret-Gibourg, em Vosne Romanée, disse que quem soube trabalhar durante o ano, teve como minimizar os efeitos da chuva. “Tivemos um verão caprichoso, depois de uma primavera muito seca e uma floração precoce. Quem trabalhou bem a vinha lá atrás, fez poda verde – coisa que nem todo produtor fez – pôde conter os danos causadas pelas chuvas”, explicou. “Nossas uvas estão saudáveis e com uma fina maturação”, completou Marie-Andrée.

Para Jacques Lardiere, diretor da Louis Latour, em Beaune, a safra 2011 guarda muitas semelhanças com outro ano complicado: 2007. “Uma primavera seca predizia uma colheita precoce, mas aí – assim como em 2007 – veio a chuva, embora em menos intensidade e volume do que naquele ano. Por isso, podemos dizer que esta safra deve ser um pouco melhor do que aquela”, apostou.

Livre dos problemas de podridão nas vinhas, um dos melhores produtores de Corton Charlemagne, Jean-Charles Le Bault de la Moriniere, da Domaine Bonneau du Martray, aposta em uma safra melhor para os vinhos brancos.

Já Aubert Lefas, da Domaine Lejeune, em Pommard, acredita que será necessário fazer chaptalização para elevar o teor alcoólico em alguns vinhos.

Um comentário: