sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

A Essência do Vinho



Mal passava das 9 da manhã quando cheguei para ao Palácio da Bolsa para a prova de escolha do Top 10 da EV – A Essência do Vinho, feira patrocinada pela revista Wine, que acontece anualmente na cidade do Porto, em Portugal, e que teve a nona edição realizada entre os dias 16 e 19 de fevereiro. As portas seriam abertas ao público apenas às 15 horas. Mas tudo já estava devidamente arrumado. As mesas postas, com os nomes dos respectivos produtores, cuspidores, corredores largos, enfim, um show de organização.

Não por acaso, a EV firma-se, ano a ano, como um dos mais importantes eventos de vinho em Portugal. Nesta edição, participaram cerca de 350 produtores, que disponibilizaram ao redor de 3 mil vinhos para degustação, incluindo alguns tops de linha. Nos quatro dias de evento, cerca de 20 mil pessoas passaram pelo Palácio da Bolsa. E o número de visitantes estrangeiros chegou ultrapassou a marca de 3 mil, ou seja, pelo menos 15% do público total.

Voltando à prova do Top 10 (realizada na manhã do dia 16, antes de a feira abrir), éramos diversos jornalistas, entre portugueses e estrangeiros (de 11 diferentes nacionalidades), avaliando 45 vinhos pré-selecionados (8 brancos, 31 tintos e 6 portos). Para compor a lista dos 10 melhores da feira, seriam escolhidos o melhor branco, os oito melhores tintos e o melhor porto. Entre os brasileiros, além do repórter que vos escreve, estavam a Suzana Barelli, editora-chefe da revista Menu; Dias Lopes e Alexandre Bronzatto, respectivamente editor e colaborador da revista Gosto; e o advogado Carlos Celso Orcesi, colunista de vinhos do jornal Diário do Comércio, de São Paulo. As notas seguiam o padrão consagrado em Portugal, com um máximo de 20 pontos. Destaque para o alto nível da prova, em especial, nos vinhos brancos.

O resultado final foi divulgado no dia seguinte, durante um jantar no luxuoso restaurante do hotel Yeatman, onde tive a honra de entregar um dos prêmios concedidos. Além dos vinhos premiados no Top 10, a solenidade serviu para que a revista Wine entregasse os troféus aos melhores do ano segundo a publicação.

Na feira, além dos expositores, chamou a atenção o bom número de degustações paralelas. Entre elas, “vinhos exóticos de Portugal”, comandada pelo crítico de vinhos português Rui Falcão, e “os grandes moscatéis de Setúbal da Bacalhôa”, conduzida pela enóloga Filipa Tomáz da Costa.

Os brasileiros terão a possibilidade de conferir in loco a capacidade organizacional do pessoal da EV no mês que vem. É que entre os dias 20 e 22 de março a recém-criada Essência do Vinho Brasil realiza, no Rio de Janeiro a “Brasil International Wine Fair”, uma feira internacional de vinhos que está incluída na 24ª edição da “Super Rio Expofood”, no Riocentro. Se a feira carioca mantiver os padrões de qualidade da irmã mais velha do Porto, estaremos bem na fita...

Confira abaixo os vinhos indicados para o Top 10, os vencedores do concurso e os premiados pela revista Wine:



Nenhum comentário:

Postar um comentário