segunda-feira, 9 de julho de 2012

Os novos vinhos da Montes




O enólogo Aurelio Montes, um dos principais nomes da viticultura chilena, esteve ontem no Rio de Janeiro para um almoço com jornalistas. O dono da Viña Montes esteve na cidade para apresentar novos rótulos produzidos pela vinícola e lançados aqui pela importadora Mistral.

Aurelio mostrou os três rótulos da linha Outer Limits: um sauvignon blanc, um pinot noir e um corte de carignan, grenache e mourvèdre (CGM). A ideia é produzir vinhos em condições extremas, “onde nenhum produtor havia estado antes”. Os dois primeiros, são feitos com uvas provenientes de um vinhedo em Zapallar, no Vale do Aconcágua, norte do país. O enólogo foi o primeiro a plantar vinhas por lá. Pequeno e charmoso balneário onde a elite chilena costuma cultivar mansões, Zaballar é uma aposta pessoal de Aurelio. Os vinhedos ficam a apenas sete quilômetros da costa. Os 45 hectares que o enólogo tem por lá são as únicas vinhas da região.

Já o CGM é feito mesmo no vale de Apalta, em Colchágua, onde Aurelio tem terras que não acabam mais. As condições extremas, no entanto, lá estão. Segundo o enólogo, as vinhas destas três uvas ficam no alto da cordilheira da costa, em condições extremas. Daí a inclusão deste vinho na linha Outer Limits.

Aurelio ainda apresentou um corte de cabernet-sauvignon e malbec da linha Twins, o Montes Alpha Malbec e um vinho de sobremesa feito com a gewürztraminer.

Leia a nota de degustação dos rótulos provados clicando no nome do vinho:



texto: Alexandre Lalas
foto: Luciana Plaas

Nenhum comentário:

Postar um comentário