- O que o senhor deseja; pergunta, um tanto assustada, a dona da casa.
- Vim falar com o Fulano de Tal. Sou o Djalma, o rapaz que veio fazer a adega; explica o homem.
Histórias como esta são contadas, sempre às gargalhadas, por este simpático sujeito, que ganha a vida garantindo a longevidade de muitas garrafas de vinhos: Djalma Santos, 53 anos, apesar do nome, não tem nenhum parentesco com o lateral bicampeão do mundo de futebol pela Seleção Brasileira em 1958 e 1962. É Técnico em refrigeração e, desde que começou a fazer adegas, lá se vão 15 anos, não parou mais. Começou pelas mãos do engenheiro e enófilo Hércules Perna. Logo, montou o próprio negócio. Que, segundo Djalma, há cinco anos só faz crescer. Se antes os fregueses eram endinheirados apaixonados por vinho e uns poucos restaurantes que investiam no armazenamento das garrafas, hoje a coisa explodiu. É cada vez mais comum ver famílias de classe média alta investirem na construção de uma adega própria.
E vale qualquer espaço para transformar o sonho em realidade. Djalma conta que já fez adegas em áreas mínimas: “uma vez fiz uma para um cliente em um espaço muito pequeno, de apenas 1,03 m2, embaixo da escada da casa dele”, garante.
O custo de uma adega feita sob medida pode variar de R$ 5 mil a R$ 7 mil, por metro quadrado, dependendo do material usado. A obra costuma levar entre 30 a 40 dias. Entre as adegas feitas recentemente por Djalma estão as dos restaurantes Blu e Salitre, na Barra da Tijuca, do Nao, em São Conrado, e do Lorenzo Bistrô, no Jardim Botânico. Esta última, feita embaixo da escada, em um espaço bem limitado. A que mais orgulha o simpático Djalma, no entanto, foi feita para uma pessoa física, em um condomínio em Mangaratiba, no Estado do Rio. É toda envidraçada, com garrafeira em aço escovado, paredes em pedra madeira e piso em brita branca e com madeira de demolição.
Mas para quem não tem tanto espaço assim e nem escadas onde possam ser construídas as adegas, Djalma tem a solução. Recentemente, desenvolveu um novo tipo de adega. Mais parece um armário de cozinha, fica no alto, preso na parede e tem 65 cm de altura por 65 de profundidade. Cabe até 700 garrafas.
caro amigo onde eu encontro um daquele garrafões grande bojudos para colocar rolhas dentro, Acho bonito juntar as rolhas num daqueles garrafoes mas dos grandes sabe onde econtro um ? Agradeço a vc amigo
ResponderExcluirEnvia msng : para ITALO email : windstar@globo.com
Caros Amigos tenho uma agencia de viagens e realizamos vários circuitos na Europa inclusive aqueles com visitação a vinículas.
ResponderExcluirOfereço pacote completo aéreo-hospedagem-circuitos de passeios com degustação, castelos etc.. Entre outros serviços
site : www.winstarturismo.com.br
ai esse djalma me fez esperar 6 meses e nada s
ResponderExcluirde adega, estou até hj esperando ele com a obra toda quebrada aqui em casa.