sábado, 9 de janeiro de 2010

O construtor de adegas

por Alexandre Lalas

A família, animada, esperava o sujeito que realizaria o sonho da casa: o construtor de adegas. A mesa estava posta, a espera do visitante ilustre. Eis que toca a campainha. Na porta, um negro forte, de 1,90m de altura por outros tantos de largura.

- O que o senhor deseja; pergunta, um tanto assustada, a dona da casa.

- Vim falar com o Fulano de Tal. Sou o Djalma, o rapaz que veio fazer a adega; explica o homem.

Histórias como esta são contadas, sempre às gargalhadas, por este simpático sujeito, que ganha a vida garantindo a longevidade de muitas garrafas de vinhos: Djalma Santos, 53 anos, apesar do nome, não tem nenhum parentesco com o lateral bicampeão do mundo de futebol pela Seleção Brasileira em 1958 e 1962. É Técnico em refrigeração e, desde que começou a fazer adegas, lá se vão 15 anos, não parou mais. Começou pelas mãos do engenheiro e enófilo Hércules Perna. Logo, montou o próprio negócio. Que, segundo Djalma, há cinco anos só faz crescer. Se antes os fregueses eram endinheirados apaixonados por vinho e uns poucos restaurantes que investiam no armazenamento das garrafas, hoje a coisa explodiu. É cada vez mais comum ver famílias de classe média alta investirem na construção de uma adega própria.

E vale qualquer espaço para transformar o sonho em realidade. Djalma conta que já fez adegas em áreas mínimas: “uma vez fiz uma para um cliente em um espaço muito pequeno, de apenas 1,03 m2, embaixo da escada da casa dele”, garante.

O custo de uma adega feita sob medida pode variar de R$ 5 mil a R$ 7 mil, por metro quadrado, dependendo do material usado. A obra costuma levar entre 30 a 40 dias. Entre as adegas feitas recentemente por Djalma estão as dos restaurantes Blu e Salitre, na Barra da Tijuca, do Nao, em São Conrado, e do Lorenzo Bistrô, no Jardim Botânico. Esta última, feita embaixo da escada, em um espaço bem limitado. A que mais orgulha o simpático Djalma, no entanto, foi feita para uma pessoa física, em um condomínio em Mangaratiba, no Estado do Rio. É toda envidraçada, com garrafeira em aço escovado, paredes em pedra madeira e piso em brita branca e com madeira de demolição.

Mas para quem não tem tanto espaço assim e nem escadas onde possam ser construídas as adegas, Djalma tem a solução. Recentemente, desenvolveu um novo tipo de adega. Mais parece um armário de cozinha, fica no alto, preso na parede e tem 65 cm de altura por 65 de profundidade. Cabe até 700 garrafas.

Para quem tiver interesse em construir uma adega em casa, Djalma, que é fã dos vinhos espanhóis feitos com a tempranillo, recomenda cautela. Segundo ele, a pessoa precisa ter realmente amor pelo vinho para curtir o mimo. Djalma não gosta de fazer a obra na casa de pessoas que querem uma adega em casa apenas para impressionar os amigos. Se este não for o caso, o site de Djalma é www.djadegas.com.br.

3 comentários:

  1. caro amigo onde eu encontro um daquele garrafões grande bojudos para colocar rolhas dentro, Acho bonito juntar as rolhas num daqueles garrafoes mas dos grandes sabe onde econtro um ? Agradeço a vc amigo

    Envia msng : para ITALO email : windstar@globo.com

    ResponderExcluir
  2. Caros Amigos tenho uma agencia de viagens e realizamos vários circuitos na Europa inclusive aqueles com visitação a vinículas.
    Ofereço pacote completo aéreo-hospedagem-circuitos de passeios com degustação, castelos etc.. Entre outros serviços
    site : www.winstarturismo.com.br

    ResponderExcluir
  3. ai esse djalma me fez esperar 6 meses e nada s
    de adega, estou até hj esperando ele com a obra toda quebrada aqui em casa.

    ResponderExcluir